BANDA MUSICAL MUNICIPAL DE PERUIBE

 

BANDA MUSICAL MUNICIPAL DE PERUÍBE

 

Histórico

Através da Lei nº50/1961,de 11 de Setembro de 1961 o Prefeito Municipal Geraldo Russomano criou a Banda Musical Municipal de Peruíbe, que transformou-se em Escola Municipal de Musica e Arte Maestro Zivaldo Ribeiro através do Decreto nº 1660 de 31 de Janeiro de 1996 autoria do Prefeito Municipal Sr. Benedito Marcondes Sodré.

         Considerada um Patrimônio Público, teve suas atividades regulamentadas através do Decreto 1856, de 09 de Julho de 2000,de autoria do Prefeito Alberto Sanches Gomes.

         Destina-se a formação cultural, artística musical, social e cívica dos jovens, possibilitando o aprimoramento de suas técnicas musicais através da participação espontânea de extraordinária valia para manifestações populares, ao culto do civismo e uma melhor formação da juventude.

         Em seus 39 anos de atividades ininterruptas contou com a dedicação de vários maestros:

         Joaquim Xavier Teixeira,

Vicente Basile Neto,

Elizete da Silva Santos,

Zivaldo Ribeiro e atualmente Sergio Luiz da Silva, que iniciou seus estudos de musica n apropria Banda, ingressando mais tarde na carreira militar e diplomando-se em Música na Faculdade de Musica de Santos .

A Banda passou por várias fases até transformar-se em infanto-juvenil, fixando o limite máximo  de idade de seus componentes em 18 anos, 11meses e 29 dias, visando maior rotatividade , proporcionando oportunidade para que mais crianças tenham chances  de participar da Banda, visto que  a procura é muito grande.

Tem se destacado no cenário nacional devido ao seu  desempenho, considerada pela Confederação Nacional de Bandas como “Banda Modelo”, possui vários Títulos, sendo dez Estaduais e oito Nacionais, além de 1 CD gravado em Agosto de 1996.

As inscrições para participar da Banda são realizadas anualmente, no mÊs de Fevereiro, de acordo com o numero de vagas e os candidatos deverão ter idades entre 7 e 14 anos

A sede da Banda fica na Av. Padre Anchieta, 998 Centro – Peruíbe .  Tel : (0xx13) 455-2463.

Sua entidade mantedora é a Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Peruíbe, que tem como Prefeito o Srº Gilson Carlos Bargieri e é vinculada ao Departamento de Promoção Social que tem como diretora Milena Xisto Bargieri.

A cultura aparentemente é menos importante que a Saúde, a Educação e o Trabalho para todos, mas é sintoma mais evidente de uma economia saudável e equilibrada.

A arte de um país é seu cartão de visitas e deveria ser pública, pois o cidadão culto representa menor problema social.

Todos os países civilizados apóiam a arte, porque a arte  é a alma do povo.

A Banda de música é ferramenta de evolução social, que desenvolve a sensibilidade e desperta um novo interesse do jovem pelo mundo, contribuindo para a formação de seres humanos mais completos.

Nossa Banda, que há anos vem difundindo esta nobre arte só quer formar bons cidadãos. “Se uma criança ouve boa musica desde o dia de seu nascimento e também aprende a tocar, desenvolve sensibilidade, disciplina e perseverança.Conquista, assim, um bom coração.

Se as nações trabalharem juntas na educação de boas crianças, talvez nunca mais tenham guerra.”

Shinichi Suziki 

 

Apresentações aos sábados

 da 20 às 21h no centro da cidade

 no bulevar

 Total de componentes

Banda

60 Músicos

27 Linha de Frente

Escola

40 alunos que formam a Banda Experimental de Peruíbe

40 alunos de Linha de Frente

 

Voltar