Um morador de Peruíbe, no litoral de São Paulo, flagrou um caminhão da empresa Litucera Limpeza e Engenharia, que presta serviço para a Prefeitura, descartando lixo na Praia do Parque Turístico, próximo ao portinho de pesca da cidade. Essa área é uma das mais visitadas por turistas. A denúncia foi enviada pelo morador Vitor Paramo Rodrigues, por meio da plataforma colaborativa VC no G1.
As fotos foram tiradas na última quarta-feira (6). Segundo o comerciante Paramo Rodrigues, de 57 anos, que mora em frente ao local, a situação acontece na cidade há mais de um ano, porém, se agravou no verão.
“Passamos o ano novo com a praia totalmente suja. O cheiro é muito ruim. Isso é um crime, a Prefeitura está largada, é um total abandono com a cidade”, concluiu o morador. Entre os objetos jogados na areia da praia estão sacolas plásticas, garrafas, pneus e madeiras, entre outros.
A prefeitura contesta a denúncia e diz que não há formação de um ‘lixão’ na praia do Parque Turístico. Apesar disso, diz que o material coletado é colocado naquela região “momentaneamente” por questões logísticas.
“É importante esclarecer que devido à grande distância entre a praia e o aterro sanitário do Município, os materiais recolhidos ficam concentrados, momentamente – ou seja, por algumas horas -, na área do Parque Turístico. Ao longo do dia, os resíduos são retirados dessa área e destinados ao Aterro Sanitário do Município”, informa.
Ainda de acordo com a administração, não haveria tempo hábil durante a madrugada para fazer viagens entre a praia e o aterro sanitário. E argumenta ainda que o serviço é feito na madrugada para não prejudicar o lazer dos banhistas ao longo do dia.
O G1 entrou em contato várias vezes com a Empresa Litucera e pediu uma posição sobre o caso, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.
fonte g1