Fauna

 

CAPIVARA

O MAIOR ROEDOR DO MUNDO

A capivara é o maior roedor do mundo, pesa em média de 25 a 50 kg. Vivem sempre em beira de rios, alimentando-se de vegetais ou plantas aquáticas diversas.
São roedores pacíficos que vivem em pequenos grupos de sexos e idades variadas. As ninhadas são de seis a oito filhotes. São incapazes de atacar outros animais, buscando mergulhar quando perseguidos e deixando para fora apenas os olhos e as narinas.
Na Juréia, podem ser encontradas nos grandes rios Una do Prelado, das Pedras e seus afluentes assim como nos rios que desaguam no mar, não sendo incomum encontrar rastros na praia.

 

CUTIA

PRECISÃO E AGILIDADE PARA ESCAPAR DOS PREDADORES

Tem o corpo adaptado para correr e saltar entre a vegetação com muita rapidez. Costuma utilizar-se dos mesmos carreiros rotineiramente. Na Estação Ecológica Juréia, uma cutia atravessou uma estrada com precisão de centímetros, no período de mais de dois anos. Se alimenta de frutos e vegetais suculentos encontrados no solo. Come apoiada nas patas traseiras segurando o alimento com as dianteiras.
Escondem-se em tocas, embaixo de raízes ou ocos de árvore que estão tombados no solo. Preferem ambientes escuros e bem protegidos para darem a luz a dois ou três filhotes.

 

JAGUATIRICA

NÃO A SUBESTIME PELO TAMANHO

Espécies: Felis pardalis
Nome Popular: gato do mato, oncinha
Tamanho: comprimento 1,0 a 1,3 m; peso 7 a 16 kg
Coloração: amarelo-ocre a amarelo-alaranjado em áreas de floresta, mais acizentado em capoeiras áridas; ventr branco; pelagem tem listas e pontos pretos e a cauda, anéis pretos.
Distribuição: do Arizona ao norte da Argentina
Tamanho do Grupo: solitário, andam em pares no acasalamento
Reprodução: sazonal no norte, nascimentos no outono e no inverno; não sazonal nos trópicos; dois a quatro filhotes por ninhada

• Quero saber mais

 

ONÇA PARDA

IMPLACÁVEL COM
SUA PRESA

Espécie: Puma concolor
Nomes Populares: sussuarana, onça veadeira, leão baio, puma, leão da montanha
Tamanho: comprimento 1,05-1,96 m; peso 30-103 kg.
Coloração: marrom claro (também pode ocorrer melanismo nesta espécie, originando animais todos pretos); filhotes são pintados
Distribuição: do sul do Canadá até a Patagônia
Tamanho do Grupo: solitário
Reprodução: não sazonal, mas a maioria dos nascimentos ocorre no final do inverno e no início da primavera.

• Quero saber mais

 

ONÇA PINTADA

O MAIOR FELINO DAS AMÉRICAS

Espécies: Panthera onca
Nome Popular: jaguar
Tamanho: comprimento 2,20-2,70 m; peso 60 a 130 kg
Coloração: pelagem amarelo alaranjado e branca por baixo com manchas grandes e escuras por todo o corpo, algumas formando rosetas. Pode ocorrer indivíduos totalmente pretos (melanismo), mas as manchas dos indivíduos normais podem ser notadas ao sol.
Distribuição: norte do Texas até o Rio Grande do Sul
Tamanho do Grupo: solitário, andam em pares no acasalamento, ou em grupos quando os filhotes estão com a mãe (de 15 a 18 meses) ou logo no príncipio de suas vidas independentes
Reprodução: não sazonal, mas a maioria dos nascimentos ocorre no final do inverno e no início da primavera

• Quero saber mais

 

PORCO do MATO

PESADOS, BAGUNCEIROS E ANDAM EM BANDO

São animais robustos com o peso em torno de 16 a 32 kg em média. É muito comum antes de avistá-los fugazmente, sentir um odor forte, que é produzido por uma glândula na base da cauda quando está em alerta. Utiliza seus dentes para produzir ruídos secos, que servem para advertir algum eventual predador que queira investir contra o grupo. Apesar da sua fama, preferem fugir a atacar, só quando não resta mais alternativa podem levar um predador menos habilidoso a ferimentos sérios. Ao andar por leitos de riachos de cachoeira, encontramos muitas vezes, tudo revirado pelos porcos. Buscavam raízes moles e tubérculos.

 

QUATI

Vivem em regiões com árvores de grande porte. Na Juréia foram encontrados sempre em regiões de morro, as vezes no solo fuçando a serrapilheira e mais frequentemente nas árvores, onde demonstram grande habilidade. Se alimentam de pequenos animais e vegetais variados. Podem pesar de 4 a 8 kg. São de hábitos sociais, vivendo normalmente fêmeas junto com filhotes, mas os machos adultos são solitários, levando o nome de quati-mundéu.